Saúde mental x Saúde emocional: saiba a diferença

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe a diferença entre saúde mental e saúde emocional? Esses conceitos podem soar semelhantes, mas divergem em pontos essenciais. Entenda melhor sobre esses tipos de saúde e não tenha mais dúvidas entre os dois termos.

Como a saúde mental influencia diretamente na saúde emocional, muitas vezes elas são vistas como sinônimos. Então, tire suas dúvidas sobre o que é saúde mental, o que é saúde emocional e os pontos destoantes entre elas.

O que é saúde mental?

A saúde mental está relacionada a boas condições da mente. Logo, diz respeito a como a pessoa consegue agir de forma equilibrada consigo mesma e com os demais. Alguém saudável mentalmente consegue lidar de maneira natural com as demandas cotidianas sendo boas ou ruins.

Quando a pessoa que tem uma saúde mental equilibrada precisa de ajuda, ela sabe reconhecer isso e solicitar o quanto antes. Por isso, vencer a depressão é mais complicado, já que exige uma boa condição mental para tratar essa doença que também é emocional.

A saúde mental tem relação com a qualidade dos pensamentos, funções cognitivas e um estado adequado da química cerebral. Logo, os especialistas que cuidam da saúde da mente dão os psiquiatras, neurologistas e psicólogos.

O que é saúde emocional?

A saúde emocional envolve a forma que um indivíduo lida com suas próprias emoções.  Desse modo, caso ocorra um problema com alguém da família ou com um ente querido, a pessoa que tem equilíbrio emocional saberá conviver com isso sem afetar sua vida cotidiana.

Ser emocionalmente saudável é algo visto na forma que uma pessoa mantém seus relacionamentos, como ela percebe a si mesma e de como ela enxerga a vida. Logo, ela sabe quando está perto de pessoas tóxicas e mantém distância.

Além disso, o indivíduo saudável  também sabe seus valores, preferências, qualidades e defeitos. Por fim a pessoa com uma boa saúde emocional sabe que passará por problemas, mas que eles não duram pra sempre. Os especialistas que cuidam desse aspecto são os terapeutas alternativos e também os psicólogos.

 

Quais as diferenças entre a saúde mental e a emocional?

Existem diferenças sutis entre a saúde mental e a saúde emocional. A saúde das emoções pode ser percebida mais facilmente por outras pessoas. Isso ocorre porque quando alguém está triste ou com raiva logo expressa isso para os demais.

Porém, a saúde mental é um pouco mais complicada para ser vista. Além da qualidade dos pensamentos, a saúde da mente também envolve a química cerebral. Por isso, ela acaba gerando doenças silenciosas.

Tomando como exemplo o combate a depressão, é preciso tratar a saúde emocional com as sessões de terapia. Além disso, é fundamental cuidar da saúde mental, com os remédios para regular os neurotransmissores cerebrais afetados. O medicamento apenas pode ser receitado pelo psiquiatra, uma vez que podem causar dependência e efeito adversos.

Como cuidar da saúde mental e emocional?

Uma alternativa para cuidar dos problemas como as crises depressivas, ansiedade, estresse e insônia sem precisar de receita médica é utilizar um suplemento natural. Ele não tem efeitos colaterais ou fórmula nociva, por isso pode ser utilizado sem prescrição.  

Agora que você sabe a diferença entre saúde mental e saúde emocional, já pode identificar se algum desses lados está em desequilíbrio. Caso perceba que tem alguma dificuldade nessas áreas, não hesite em pedir ajuda.

Sendo assim, use seus tratamentos complementares, como os suplementos naturais, mas também consulte um médico de confiança. Assim, você poderá ser alguém saudável em todos os aspectos de sua vida.

Você já sabia dessa diferença? Compartilhe com os amigos nas redes sociais para que eles também entendam que saúde mental e saúde emocional não são o mesmo.

Sobre Revista Saúde SA

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *