5 formas para melhorar sua saúde emocional

Tempo de leitura: 3 minutos

Estar bem emocionalmente significa entender seus sentimentos e saber como agir diante deles. Ou seja, é um modo para entender as emoções por si mesmo e pelo outro sem perder o controle ou agir sem pensar. Então, veja hoje 5 formas para melhorar sua saúde emocional e coloque em prática o quanto antes.

Ter as emoções saudáveis ultrapassa o conceito de não ter problemas psicológicos. Além de ficar livre da ansiedade, depressão e estresse, ter uma boa saúde emocional engloba saber administrar o que se sente de um modo geral. Entenda mais sobre isso no decorrer da leitura.

5 formas para melhorar sua saúde emocional

Ter uma boa saúde emocional está relacionado a saber lidar com as próprias emoções. Sejam elas positivas ou negativas, o importante é entender o que cada uma quer mostrar e agir com equilíbrio.

Existem muitas maneiras para cuidar da saúde emocional. Veja 5 formas práticas para fazer isso e que podem ser aplicadas hoje mesmo:

1. Rir com os amigos

Estar com as pessoas que se gosta é uma das formas mais efetivas para melhorar sua saúde emocional. Então, procure sair com os amigos, fazer uma pequena reunião em casa ou visitar um colega que não vê há muito tempo.

Dessa maneira, será muito mais difícil que a solidão apareça. Se tem algum problema, aproveite e desabafe com essa pessoa especial, mas foque em aspectos mais alegres durante o encontro. Além disso, rir com os amigos é um grande remédio sem efeitos colaterais contra a depressão.

2. Praticar esportes

É comum dizer que esportes ajudam para que o corpo fique mais saudável. Porém o que poucos falam é que as atividades físicas também são excelentes para a saúde emocional. Entre as vantagens estão: mais autoconfiança, ânimo, diversão e resiliência.

Outro benefício da prática esportiva é ser uma ponte para novas amizades. Por isso, quando você se sentir entediado ou solitário, procure uma atividade física para fazer. Ainda que não faça amizades nos primeiros dias, estar perto de pessoas diferentes já será um incentivo para você ficar mais animado.  

 

3. Meditar 1 vez por dia

 

A meditação não está relacionada a uma vertente religiosa, como algumas pessoas pensam. Meditar significa entrar em contato com seus pensamentos e emoções. Ou seja, ter um tempo para ficar consigo mesmo.

Ao sentar e prestar atenção a como você se sente ou à sua respiração, nada mais é do que um modo de lidar com a sua saúde emocional e desintoxicar a mente da agitação e estresse cotidiano. Experimente e veja a diferença.

4. Ter uma boa comunicação

Dizer “sim” quando se quer falar “não” para algo é uma prática prejudicial para a saúde das suas emoções. Procure expressar o que você sente de forma verdadeira e não agressiva. Assim você não guardará mágoas ou palavras que deveriam ter sido ditas.

Se tem muita dificuldade em falar o que sente, comece escrevendo. Tenha um caderno de anotações e coloque nele tudo que gostaria de dizer, mas não tem coragem. Esse é o primeiro passo para melhorar sua saúde emocional e evitar a ansiedade por problemas reprimidos.

5. Fazer algo que gosta

É claro que no dia a dia as tarefas de casa e do trabalho precisam ser feitas. Por mais você ame sua família ou profissão, alguns momentos terá que fazer o que não gosta. O que não pode acontecer é sua vida ser formada apenas por essas situações.

Logo, também é preciso ter tempo para fazer as coisas que te agradam. Não precisa ser algo elaborado no começo, pode ser apenas atitudes como: ver seu filme favorito, passear com seu cachorro, brincar com os filhos ou comer seu doce preferido.

Agora que você sabe 5 formas para melhorar sua saúde emocional, coloque essas dicas em prática hoje mesmo. Você verá como essas ações simples farão seus dias muito mais divertidos e sadios.

Você já estava cuidando da sua saúde emocional? Comente contando qual dessas atitudes você tomará para ter emoções mais saudáveis.

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